Pesquisar Neste Blog

domingo, 25 de dezembro de 2011

Nasa descobre dois planetas do tamanho da terra

Mais dois planetas foram descobertos por astrônomos da sonda espacial Kepler: o Kepler -20e e o Kepler -20f. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20). De acordo com as informações da agência espacial americana (Nasa), eles são os primeiros, entre os já descobertos, que apresentam praticamente o mesmo tamanho que a terra.
Ambos também orbitam uma estrela semelhante ao sol. Com relação ao Kepler 20f, ele tem quase o mesmo raio que a terra. Já o Kepler 20e tem o tamanho um pouco mais reduzido, com o raio parecido com o de Vênus. Os dois planetas se encontram a 950 anos-luz de distância dos terráqueos.
François Fressin, que lidera o grupo da sonda espacial, comentou que a equipe acredita que os planetas possam apresentar um manto e um núcleo ferroso, composição semelhante ao encontrada na terra. As suspeitas apontam que o 20f possa ter uma atmosfera composta por vapor d’água.
É grande o número de descobertas dos exoplanetas, como a Nasa os denomina quando estão fora do Sistema Solar. Tudo isso fazer parte de um projeto que visa encontra um planeta com características iguais aos da terra, ou seja, um mundo que também apresente a possibilidade de abrigar algum tipo de forma de vida.
Todo o trabalho dos astrônomos será publicado em uma futura edição da revisa “Nature”, que trata de temas científicos.


Kepler 20e

Kepler 20f

             Fonte: sobreisso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário