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Nos dias de hoje é fundamental que o professor tenha uma peocupação com a sua qualificação profissional. Escrever artigos e publicá-los é o primeiro passo para que possamos ser "vistos e ouvidos". O bom professor não é aquele que simplesmente ministra uma boa aula, mas sim aquele que faz isso e compartilha com os demais colegas suas técnicas e/ou formas de dar aula. Sou professor ha pouco tempo porém sinto a necessidade de ajudar meu aluno no processo de aquisição de seu conhecimento. Sempre que posso escrevo resumos relatando minhas experiências em sala de aula e isso tem gerado bons artigos, os quais compartilho com vocês neste espaço.


Erisvaldo Alves de Sousa


USO DE FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA

Este projeto foi apresentado em forma de poster durante a 62ª Reunião Anual da SBPC no Rio Grande do Norte. Este trabalho teve por objetivo Inserir os alunos no contexto científico, através da Feira de Ciências, proporcionando assim que eles tenham, desde cedo, um olhar crítico-científico do mundo que os rodeia, (iniciação científica). Trabalhar com os alunos o real sentido do que seria uma Feira de Ciências. Elaborar trabalhos científicos nas áreas ambientais, com o intuito de apresentá-los em Feiras de Ciências promovidas por outras Instituições. 

 

 



Este projeto foi apresentado em forma de poster durante a 62ª Reunião Anual da SBPC no Rio Grande do Norte.Este trabalho teve por objetivo dinamizar o aprendizado de ciências em alunos dos 8º e 9º anos, através do contato direto com recursos práticos e da implantação do “Cantinho da Biologia”, este trata-se de um espaço de recursos didáticos em Ciências. Objetivou-se ainda confeccionar materiais que ajudassem no aprimoramento dos conhecimentos em ciências, fazendo com que os alunos conseguissem relacionar a teoria com a prática e assim tornar-se capazes de aplicar tais conhecimentos no seu dia-a-dia.

 

 

 



Este projeto foi apresentado em forma de poster durante a 62ª Reunião Anual da SBPC no Rio Grande do Norte. A taxidermia a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. A técnica consiste basicamente em retirar todo ou o maximo de tecido muscular e alguns ossos, deixando a pele livre. O objetivo deste trabalho foi trabalhar a utilização de peles de animais taxidermizados como recurso didático-pedagógico na realização de aulas práticas de zoologia.

 

 



Este projeto foi apresentado em forma de poster durante o 61° Congresso Nacional de Botânica. Acmella oleracea R. K. JANSEN é uma planta medicinal da Amazônia pertencente à família Asteraceae é popularmente conhecida como jambu. O conhecimento popular confere a este propriedades anestésicas, principalmente para amenizar dor de dente, ou dores provocadas por aftas. O extrato de suas folhas possui o espilantol, que é uma N-isobutilamida com atividade anestésica e é utilizada popularmente no tratamento de males da boca e da garganta, bem como anestésico para dor de dente. Alguns trabalhos afirmam que o jambu possui atividade contra Aedes aegyptii. A planta é reconhecida devido o seu efeito anestésico, diurético, digestivo, sialagogo, antiasmático e anti-escorbútico. Este trabalho visou à determinação do potencial fitoterápico de Acmella oleracea, e sua utilização como anestésico natural.

 

 


Este projeto foi apresentado em forma de poster durante o 61° Congresso Nacional de Botânica. Herbário constitui um conjunto de plantas, que são utilizadas como material de pesquisa para diversas áreas da ciência que tem nos vegetais o seu objeto de estudo. As plantas herborizadas e identificadas que constituem a coleção do herbário são chamadas exsicatas. Este trabalho visou à confecção e utilização de herbários em escolas da rede pública de ensino das cidades de João Lisboa e Imperatriz do Maranhão, com o intuito de facilitar e dinamizar as aulas de biologia, principalmente os conteúdos sobre Filotaxia. Para tanto foram criados dois herbários durante dois projetos realizados no ano de 2009. Após a realização dos dois projetos, percebeu-se uma maior assimilação dos conteúdos pelos alunos de ambas escolas, pois segundo os mesmos era mais fácil classificar as folhas observando as exsicatas, a simplesmente observar imagens do livro. Conclui-se assim que os herbários são muito eficazes quando utilizados nas aulas de biologia.

 

 



Este projeto foi apresentado em forma de poster durante o 61° Congresso Nacional de Botânica. Imperatriz, segundo município mais populoso do estado do maranhão. Sede da Região Metropolitana no Oeste Maranhense, estende-se pela margem direita do rio Tocantins, e é atravessada pela Rodovia Belém-Brasília, situando-se na divisa com o estado do Tocantins. O centro de imperatriz possui uma pequena quantidade de arvores, sendo as frutíferas as mais comuns, entre estas estão: Anacardium occidental (L), Spodias mombim (L), Cocos nucifera (L), Tamarindus indica (L), Persea cimericana, (Mille) Syzygium cumini (L.) (Skeils), Mangifera indica (L). Amygdalus communis(L), Chorisia glaziovii, Ficus Benjamina. Este trabalho teve por objetivos determinar quais os problemas mais freqüentes ocasionados por árvores de grande e médio porte no centro de Imperatriz. Para isso foi realizada uma entrevista com alguns moradores do centro da cidade. Foram ao todo 100 entrevistados, sendo que 12 destes eram taxistas, estes nos proporcionaram uma visão mais ampla da situação, uma vez que são conhecedores da cidade e dos problemas da mesma, por terem contato direto com diversas pessoas ao longo do dia.

 

 



Este projeto foi apresentado em forma de poster durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia. Muitos são os problemas enfrentados por professores quando o assunto são aulas práticas. Problemas que vão desde a falta de materiais adequados, até mesmo à ausência de experimentos práticos que se adequem à sua realidade. Este trabalho objetivou a criação – através do uso de materiais simples e fáceis de serem encontrados – de um modelo hidráulico que representasse, de forma satisfatória, a morfologia e a fisiologia do sistema ambulacrário de equinodermos.

 

 



Este projeto foi apresentado em forma de comunicação oral durante o CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. As aulas práticas são de fundamental importância para a fixação dos conteúdos ministrados em sala, e isso é ainda mais nítido em aulas de Biologia Brasil (1997) e Hofstein (1982), falam da importância e das principais funções das aulas práticas. Este trabalho teve por objetivo dinamizar o aprendizado de ciências em alunos do Ensino Fundamental, através do contato direto com recursos práticos e da implantação do “Cantinho da Biologia”, este, trata-se de um espaço de recursos didáticos em Ciências. Objetivou-se, ainda, confeccionar materiais que ajudassem no aprimoramento dos conhecimentos em ciências, fazendo com que os alunos conseguissem relacionar a teoria com a prática e assim tornar-se capazes de aplicar tais conhecimentos no seu dia-a-dia. O Primeiro “Cantinho da Biologia” foi implantado na escola Roseana Sarney, situada à Rua Pedro Diolino S/N, no bairro Cidade Nova em João Lisboa – MA. Realizamos diversas práticas, tais como, confecção de um sistema solar – que hoje enfeita a sala de leitura da escola, produção de fósseis artificiais, confecção de exsicatas, construção de uma caixa entomológica, produção de objetos feitos com material reciclado, entre outros.

 




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