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quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA (Trabalho publicado na 62ª Reunião Anual da SBPC)




Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo. Os livros, revistas, aulas teóricas e conferências fornecem uma sólida base, porém assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para aprender matemática temos que resolver muitos problemas e exercícios. O mesmo ocorre com as ciências ditas naturais. Aliás, uma das etapas da maior importância do método científico, justamente aquela que distingue uma ciência exata dos demais ramos do conhecimento humano, é a experimentação. Segundo Brasil (1998), foi a partir da década de 1980 que o conhecimento escolar deixa de ser entendido como inquestionável passando a ser encarado como um processo. Para Becker citado por Rondina (2001, p. 151) “(...) o aluno passa a ser o centro do processo de ensino-aprendizagem”. Este trabalho teve por objetivo Inserir os alunos no contexto científico, através da Feira de Ciências, proporcionando assim que eles tenham, desde cedo, um olhar crítico-científico do mundo que os rodeia, (iniciação científica). Trabalhar com os alunos o real sentido do que seria uma Feira de Ciências. Elaborar trabalhos científicos nas áreas ambientais, com o intuito de apresentá-los em Feiras de Ciências promovidas por outras Instituições.
Este projeto visou desde o início à produção de trabalhos Científicos a serem apresentados em Feiras Nacionais, objetivo este que com muito esforço foi alcançado, pois o trabalhos intitulado: Uso do pinhão manso (Jatropha curcas L.) na prevenção e tratamento dos sintomas do A.V.C. (derrame) foi inscrito na FEBRACE 2010 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Observamos que os alunos, se não a totalidade, mas a boa parte que mostrava-se interessada na produção científica, perguntavam e questionavam algumas coisas, não aceitando uma primeira resposta, e isso mostra o pensamento científico e argumentativo que os mesmos acabaram desenvolvendo com o decorrer do projeto.

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