Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CANTINHO DA BIOLOGIA: IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA ROSEANA SARNEY, EM JOÃO LISBOA-MA. (Trabalho publicado na 62ª Reunião Anual da SBPC)






Durante muito tempo da história da educação brasileira o ensino de Ciências, bem como todo o cenário escolar, esteve dominado pelo modelo tradicionalista [...]. Aos alunos cabia a memorização, com base em questionários e livros didáticos, e a repetição dos conteúdos nas provas realizadas, as quais tinham por objetivo central a promoção para séries posteriores. O conhecimento científico era tomado como neutro e não se punha em questão a verdade científica (BRASIL, 1997). A utilização de aulas práticas, não só no ensino fundamental como também nos demais níveis de ensino, mostra-se eficaz no aprimoramento da aprendizagem dos conteúdos, pois confronta o aluno com situações novas, que podem auxiliá-lo no processo de aprendizado. Este trabalho teve por objetivo dinamizar o aprendizado de ciências em alunos dos 8º e 9º anos, através do contato direto com recursos práticos e da implantação do “Cantinho da Biologia”, este trata-se de um espaço de recursos didáticos em Ciências. Objetivou-se ainda confeccionar materiais que ajudassem no aprimoramento dos conhecimentos em ciências, fazendo com que os alunos conseguissem relacionar a teoria com a prática e assim tornar-se capazes de aplicar tais conhecimentos no seu dia-a-dia.
Após a conclusão do projeto e análise dos resultados obtidos, concluímos que aulas práticas são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem, sendo fundamentais para a melhor assimilação dos conceitos passados em sala de aula. As práticas por nós ministradas foram muito proveitosas e nossos alunos aprenderam mais e melhor, comprovando o que diz Hofstein, (1982) “as principais funções das aulas práticas são: Despertar e manter o interesse dos alunos; envolver os estudantes em investigações científicas; compreender conceitos básicos; desenvolver habilidades.” As aulas práticas além de ter mantido e aumentado o interesse dos alunos pelo projeto, fez com que eles nos indagassem e questionassem coisas até então passadas despercebidas por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário