Pesquisar Neste Blog

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Programa de Iniciação Científica da Escola Castro Alves I

Programa de Iniciação Científica da Escola Castro Alves I


            A Escola Castro Alves I iniciou neste ano o seu Programa de Iniciação Científica. A criação e implantação do Programa de Iniciação Científica da Escola Castro Alves I busca atingir os seguintes objetivos:

  1. Despertar nos alunos o gosto pela pesquisa científica, por meio do desenvolvimento de projetos que envolvam investigação embasada em metodologia científica;
  2. Implantar entre os alunos a cultura do desenvolvimento de projetos técnico-científicos, vinculados à realidade escolar, comunitária, local, nacional e mundial;
  3. Incentivar os docentes com perfil voltado para pesquisa a desenvolverem projetos técnico-científicos, com apoio formal da escola; 
  4. Promover a produção e divulgação de conhecimentos técnico-científicos relacionados à realidade escolar, comunitária, local, nacional e mundial;
  5. Estimular o desenvolvimento de projetos técnico-científicos que possam contribuir futuramente com a futura vida acadêmica dos alunos;
            Nessa primeira etapa foram selecionados 30 alunos que já estão recebendo orientações acerca dos primeiros passos no mundo das Feiras de Ciências. Espera-se que até o o final deste ano tenhamos desenvolvido cerca de 10 projetos de Iniciação Científica, um número aparentemente pequeno, mas grandioso quando falamos de um público tão distante dessa realidade. 

Prof.  Esp. Erisvaldo Alves de Sousa
Coordenador do PIC - Castro Alves I



Febrace e Intel criam plataforma de aprendizagem e oferecem cursos nas áreas de Metodologia Científica e Organização de Feiras


      A Intel e a FEBRACE criaram a plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - APICE para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científicas.
    São cursos que se destinam a gestores, professores e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico que se interessam por ciências e querem contribuir para um mundo melhor. Os conteúdos e materiais didáticos são gratuitos e disponíveis pela Internet.
Os cursos até então oferecidos são:


Sobre os Cursos

A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia - APICE oferece dois cursos on-line para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio) e ensino técnico, são eles: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia. Com uma linguagem dinâmica (fotos e vídeos) e atividades interativas, a APICE oferece conteúdo para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas.
No curso de Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos, professores e estudantes conhecerão os passos para iniciar e desenvolver um projeto de pesquisa e para apresentá-lo em feiras e mostras científicas nacionais e internacionais.
No curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências, professores e/ou gestores vão entender os diferentes aspectos da organização e realização de uma feira de ciências nos padrões de feiras nacionais.

Duração dos Cursos

Os cursos têm duração estimada de 30 horas cada um, incluindo a interação com o seguinte material didático oferecido:

On-line: oferece conceitos de aprendizagem e exercícios interativos.
Plano de Ação: trabalho individual em que os cursistas refletem sobre os conceitos abordados, planejam aplicar os conceitos na sua prática escolar e conduzem atividades na sala de aula realizando o Plano de Ação preparado (formulário em DOC disponibilizado na plataforma).
Discussões em grupo: os cursistas compartilham ideias com outros professores e estudantes sobre o seu Plano de Ação.

O curso de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica é composto de 14 módulos. Estimamos que as atividades on-line tenham duração de 10 horas, a preparação do Plano de Ação e sua execução e a discussão com colegas de trabalho está estimada em 20 horas. Esse curso tem duração total estimada de 30 horas.
O curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia é composto de 7 módulos. As atividades on-line têm duração estimada de 10 horas. A preparação do Plano de Ação e sua execução têm tempo estimado em 20 horas totalizando 30 horas para esse curso.

Atestado de Conclusão

Para receber o atestado de conclusão de curso você deverá concluir todos os módulos de cada curso e fazer uma prova on-line.
Os cursistas que realizarem o curso off-line e quiserem o atestado de conclusão do curso, terão que se inscrever e fazer a prova on-line.
Em cada módulo, você encontrará textos e atividades que sempre se iniciam com um vídeo. Esses filmes de curta duração apresentam naturalmente situações reais de estudantes e professores. Todos os nossos vídeos foram gravados em feiras e mostras de ciências.
Se preferir você pode solicitar um DVD com o conteúdo completo dos dois cursos que enviaremos gratuitamente para o seu endereço!
Basta preencher o formulário de solicitação, colocando seu nome completo, email, e colocando na caixa de diálogo: Gostaria de receber um DVD do APICE e na sequencia o endereço completo para envio, incluindo CEP.
Comece agora mesmo!

Instruções Gerais

Como Iniciar o Curso

Acesse a Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia – APICE, pelos endereços www.febrace.org.br/apice, www.intel.com.br/cursoapice.
Na seção INSCRIÇÃO na parte superior do portal, preencha o formulário de inscrição com seus dados e senha. Clique em ENTRAR.
Na seção LOGIN na parte superior do portal, na janela que se abre coloque seu email e senha. Clique em ENTRAR.
Na home do portal escolha o curso que você deseja iniciar e clique no botão INICIAR ESTE CURSO.
Salve o Plano de Ação do curso em seu computador, ele deverá ser preenchido ao longo dos módulos.
Você visualizará todos os módulos do curso. Você pode iniciar o curso por qualquer módulo, mas nossa sugestão é que você inicie pelo Módulo 1 – Introdução a Metodologia de Pesquisa – clicando sob o botão em destaque.

Navegando no Módulo

Para navegar no módulo você pode utilizar as setas do teclado ou a seta localizada na lateral direita e esquerda da página. A seta fica em destaque quando o mouse é colocado sobre a tarja lateral.
Para avançar nas próximas páginas sempre utilize a seta à direita da tela ou a seta que indica avançar no teclado. Se você quiser retornar ao conteúdo anterior clique na seta localizada no lateral esquerda da tela ou a seta que indica retroceder no teclado.
Para acompanhar seu progresso visualize a indicação que consta na ABA DE PROGRESSO. A barra superior (mais larga) da ABA indica o quanto você já realizou do módulo em que você está. A barra inferior (mais estreita) da ABA indica o quanto você já percorreu em relação ao curso em que você está.
Você poderá, a qualquer momento, acessar o índice do curso, módulos e unidades, clicando na ABA DE PROGRESSO, localizada no canto inferior direito.

Meu Curso

Na home da Plataforma APICE você poderá ter uma visão geral de todos os módulos que compõem cada curso. Basta clicar no botão INICIAR O CURSO. O breve resumo de cada módulo dá a você uma prévia do conteúdo que será abordado.
Enquanto estiver navegando em um curso, você também poderá consultar, a qualquer momento, a visão geral do seu curso, os módulos e as unidades de cada módulo.
Basta clicar na ABA DE PROGRESSO no canto direito da tela e acessar o Índice do Curso. Esta é uma ótima maneira de começar o curso, vendo antes os módulos e unidades que você aprenderá.

Minha Página

Clique no seu e-mail na parte superior para acessar seus dados. Na Minha Página, você terá a opção de alterar seu perfil e sua senha, além de consultar os módulos já finalizados.

Meu Progresso

É importante monitorar o seu progresso. Por isso compilamos cada módulo e unidade finalizada em um único Relatório de Progresso que pode ser visualizado na ABA DE PROGRESSO no canto direito do tela.

Atestado de Conclusão

A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia – APICE oferece um Atestado de Conclusão como reconhecimento pelo seu esforço e dedicação para concluir o curso. O atestado de conclusão do curso é de 30 horas e é um ótimo complemento para seu currículo.
Para que que você tenha acesso ao seu atestado de conclusão, você precisa acertar pelo menos 70% dos exercícios da prova on-line.
O Atestado de Conclusão é endossado pela FEBRACE, a maior feira de ciências e engenharia do Brasil, organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, renomada escola de engenharia localizada na cidade de São Paulo, e pela Intel Semicondutores do Brasil Ltda., empresa líder no setor de semicondutores e processadores para computadores, e que, por meio da Intel Foundation, organiza a maior competição de ciências para estudantes pré-universitários do mundo, a Intel ISEF (International Science and Engineering Fair).

Fonte: http://apice.febrace.org.br/